Polo 4 Matemática

Página do Curso Educação Digital para professores de Matemática

     O Curso Educação Digital traz para reflexão temas como Textos Manuscritos X Textos Digitais. Quais as vantagens e desvantagens de cada um? Como deve agir o professor?
      Na escrita digital entra em cena o hipertexto. O que é um hipertexto? Que contribuições pode trazer para a educação?

8 comentários:

  1. As vantagens é o incentivo ao uso do teclado, fazendo textos digitados, com isso se familiarizando com a tecnologia. As desvantagens é continuar utilizando os textos manuscritos, não se aperfeiçoando e deixando que nossos alunos não aprendam o progresso. Precisamos unir para nos favorecer e incentivar os alunos a conhecerem e usufruir da educação digital.

    ResponderExcluir
  2. No texto digital o ganho de tempo é inquestionável, pois já traz através dos hipertextos informações sobre uma palavra ou até mesmo sobre alguma parte do texto, sem precisar consultar um dicionario ou matéria sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  3. O ganho do texto digitalizados em relação ao texto manuscrito é muito grande pois o próprio editor de texto já corrige os eventuais erros de português, mais por outro lado digitalizados não se trabalha coordenação motora e aprendizagem da forma escrita. Na minha opinião o professor deve se preocupar em aprender e usar os editores de texto, mais também defender a continuidade da aprendizagem dos textos manuscritos.

    ResponderExcluir
  4. As vantagens do uso da educação digital para os alunos é muito importante porque o aluno fica interado com a tecnologia pois esses textos digitais traz conhecimento mais apronfundado já os manuscritos são textos onde o aluno deverá ter um raciocínio mais rápido e uma escrita melhor.
    Já as desvantagens é que o aluno com informática ele tem preguiça de pensar pois os textos na maioria das vezes já está pronto e deixam de lado os textos manuscritos .
    O professor deve agir de maneira a adequar as duas coisas , usando a informática para um mundo voltado a realidade sem deixar de lado os velhos costumes.

    ResponderExcluir
  5. Os textos manuscritos são importantes ressaltando a ortografia correta e o raciocínio do aluno,quanto aos textos digitais cabe ao professor verificar a origem ( se foi o proṕrio aluno que criou ou apenas extraiu da Internet) e a ortografia, pois nossos alunos estão abreviando as palavras bem comum no MSN, orkut, entre outros.

    ResponderExcluir
  6. Nos textos manuscritos tem-se mais facilidades em mãos para ler em qualquer momento e em qualquer lugar e nos textos digitais temos que ter acesso ao computador.
    Devemos trabalhar com nossos alunos os dois textos. Em sala de aula os textos manuscritos são importantes para que os alunos registrem no caderno ou em folha solta os conteúdos e atividades dadas, e eles usando várias ferramentas do computador repassem o que assimilaram nas aulas.
    Sendo usado o hipertexto os alunos podem dar vida aos seus trabalhos aprendidos em sala de aula.

    ResponderExcluir
  7. Hipertexto é a estrutura básica do computador, é a maneira que ele utiliza para organizar, dados, textos, informações. É útil para fazermos tudo de forma organizada.

    ResponderExcluir
  8. Manuscritos X Textos digitais
    Particularmente acredito que o texto manuscrito hoje em dia na educação ainda exista dado a necessidade de muitos alunos que não possuem computador e nem acesso a rede. Se os educandos tivessem um computador para cada um trabalhar em sala de aula os textos manuscritos teriam sua função focadas mais na escrita(na minha opinião), é claro que vários são os alunos que necessitam, mesmo fazendo o uso da tecnologia, anotar, registrar seus comentários de forma manuscrita. Os textos manuscritos devem ser lidos, grifadas as ideias que mais se destacam e depois então pode-se fazer um comentário e ou resumo do tal texto. Nos digitais as possibilidades são muitas podemos recortar, colar, montar um outro texto com as ideias centrais numa velocidade enorme.
    Se estivermos falando de um hipertexto tudo o que já foi falado ainda é acrecido de um mo0ntão de vantagens, pois, o hipertexto no ensino da matemática facilita a vida do professor sob vários aspectos se o texto estiver falando de equações do 2ºgrau podemos agregar ao texto vários outros textos sobre personagens da história da matemática que ajudam o aluno ser mais independente e ao professor de só mediar quando achar necessário ou quando o aluno pede.

    ResponderExcluir